Dois dos maiores clássicos para Playstation, ICO e Shadow of The Colossus voltam em edição remasterizada, ou seja, toda a emoção volta à tona, agora em Full HD 1080p.
Em ICO, ambientado em 3ª pessoa, seu objetivo é controlar um jovem garoto, Ico, que por ter chifres é expulso de sua aldeia e enviado para um castelo. Enquanto tenta fugir de sua nova prisão, seu objetivo é ajudar Yorda, uma princesa presa em uma jaula que fala em uma língua desconhecida.
Ao começar sua jornada de fuga, os dois irão se deparar com "criaturas-sombra", que tentam recuperar Yorda a fim de mantê-la no castelo. Seu objetivo é conduzir os dois para a saída ao mesmo tempo em que protege a frágil princesa e, ajudando-a a atravessar obstáculos e resolvendo enigmas.
Em Shadow of The Colossus, você comanda Wander, que deve viajar pela Terra Proibida a fim de trazer de volta à vida, Mono, uma jovem que foi sacrificada por conta de um destino terrível. Já em seu destino, Wander entra no Templo da Adoração e faz um acordo com uma entidade chamada Dormin, para que devolva a vida de Mono, mesmo sendo advertido de que o preço a pagar é muito alto. Sem hesitar, ele aceita e Dormin o manda matar 16 colossos, espalhados por todo o território a fim de ter a vida de sua amada de volta.
Ico e Shadow of The Colossus são criações de uma mesma empresa, a Team Ico, e foram lançados respectivamente em 2001 e 2005. Segundo o diretor de ambos, Fumito Ueda, Shadow of The Colossus é considerado como uma prequela a Ico, dividindo o mesmo mundo, linguagem e Wander sendo um antepassado de Ico.
O que faz de Ico e Shadow of The Colossus dois clássicos? O que dá a eles a característica de uma peça de arte? Justamente o fator interpretativo de cada um. Do modo em que foram concebidos, cada jogador pode reagir de uma diferente forma, com diferentes emoções, por isso a característica de arte.
Por exemplo. Em Shadow of The Colossus, a trilha sonora é toda original e orquestral, e tocada apenas em poucas cenas, o restante do game é apenas Wander e sua égua Agro, o que confere o aspecto de silêncio, de solidão em estar sozinho em uma terra desconhecida.
Outro fator é a ambientação. A Terra Proibida de Shadow of The Colossus possui diversas variações de cenário, passando por rios, lagos, desertos além de todo o aspecto físico dos gigantes a serem derrotados. Uma verdadeira luta entre Davi e Golias. Ambos são importantes capítulos na história recente dos games e peças obrigatória na prateleira de qualquer um.
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